Notícias

3 pessoas vão presas por morte de dezenas de pessoas em caminhão no Texas

Autoridades do Texas, nos Estados Unidos, confirmaram que mais de 50 pessoas estavam no caminhão encontrado na noite de ontem. 46 pessoas foram encontradas mortas, dentro e ao redor do veículo, enquanto outras 16 foram resgatadas com vida.

Leia também: Suspeito admite matar Dom Phillips e Bruno Pereira e conta terror causado contra eles

Segundo o Ministério de Relações Exteriores do México, 22 dos 50 mortos eram mexicanos. Entre as vítimas, há também sete guatemaltecos e dois hondurenhos. Entre as 16 pessoas resgatadas com vida, segundo as autoridades, 4 eram crianças. Todas as 16 pessoas foram levadas ao hospital, mas seu estado de saúde não foi atualizado pela mídia local.

Ainda de acordo com as autoridades, a suspeita é de que as 52 pessoas tenham sido vítimas de tráfico de pessoas. A informação ainda não foi confirmada, mas a suspeita é de que fossem todos imigrantes ilegais tentando entrar nos EUA em busca de melhores condições de vida.

“A situação dos migrantes em busca de refúgio é sempre uma crise humanitária (…) Eles tinham famílias e provavelmente estavam tentando encontrar uma vida melhor. Não é nada menos que uma terrível tragédia humana”, declarou o prefeito da cidade de San Antonio, Ron Nirenberg.

Segundo a polícia local, três pessoas foram presas por suspeita de envolvimento no crime. Os chamados ‘coiotes’ são responsáveis ​​por acompanhar os imigrantes na travessia, mas muitas vezes os abandonam ou abusam deles ao longo do caminho.

O caminhão foi encontrado depois que trabalhadores locais ouviram gritos de socorro. As autoridades acreditam que as mortes foram consequência do intenso calor que vem ocorrendo na região, associado à desidratação e falta de circulação de ar na unidade onde estavam alojados.

mortos caminhao5
Foto: Kaylee Greenlee Beal/Reuters
2022 06 28t025414z 2037304841 rc2k0v9qa4t4 rtrmadp 3 texas truck deaths
Foto: Kaylee Greenlee/Reuters