Saúde

Anvisa libera pesquisa nacional com células CAR-T para tratamento de câncer

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a realização do primeiro ensaio clínico para o desenvolvimento de um produto nacional de terapia gênica baseado em células CAR-T para o tratamento do câncer.

Saiba mais: Câncer em lata: um dos alimentos mais tóxicos, que quase todo mundo consome; bastante nocivo à saúde

A pesquisa clínica será realizada pelo Hospital Israelita Albert Einstein, com financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS).

Em desenvolvimento em vários países do mundo, a tecnologia que utiliza células CAR-T é considerada muito promissora e consiste em reprogramar geneticamente as células do sistema de defesa do paciente para reconhecer e combater o tumor que as acomete.

cancer anvisa cura
Alfred Pasieka/Science – Photo Library/Getty Images

Este tipo de tratamento tem sido utilizado em pacientes com linfomas de células B, em caso de recorrência de tumores ou resistência ao tratamento padrão.

Nesse primeiro momento, poucos pacientes deveriam participar do estudo. O ensaio clínico está em fase inicial de desenvolvimento e deve ser controlado para avaliar os riscos e benefícios do medicamento.

Mas afinal, o que é um ensaio clinico?

Z
Imagem: Reprodução/Internet

Ensaios clínicos são pesquisas realizadas em humanos. Têm como objetivo descobrir ou confirmar efeitos clínicos e terapêuticos, identificar eventos adversos e analisar as características e mecanismos de ação, metabolismo e excreção do produto ou fármaco. O objetivo é verificar a segurança, eficácia e qualidade do produto.

Os ensaios são divididos em várias fases de desenvolvimento. Isso varia de acordo com o número de participantes e os objetivos específicos de cada etapa.