Saúde

Bicho de pé, nunca vi tanto bicho como neste pé; o que é, sintomas e como tirar

O bicho-de-pé é um pequeno parasita que penetra na pele, principalmente nos pés, onde se desenvolve rapidamente. Também é chamado de bicho-de-areia, bicho-de-porco, bicho-do-cachorro, jatecuba, matacanha, pulga da areia ou tunga, por exemplo, dependendo da região.

Trata-se de uma infecção de pele causada por uma pequena pulga, chamada Tunga penetrans, que é capaz de se infiltrar e viver por várias semanas na pele, causando uma pequena lesão que pode inflamar e causar sintomas como dor, coceira e vermelhidão.

Para tratar essa infecção, é necessário retirar esse parasita da pele, preferencialmente em posto de saúde, com agulha estéril, porém, cremes à base de cânfora ou vaselina salicilada podem ser utilizados para facilitar o tratamento, ou opções medicamentosas como o Tiabendazol ou Ivermectina em comprimido ou pomada, por exemplo, orientada pelo médico em casos de necessidade.

No entanto, a única forma de controlar e prevenir novas infecções é através da prevenção, evitando andar descalço em solos arenosos e lamacentos, e não frequentar ambientes com lixo e falta de saneamento.

Principais sintomas e como tirar