Saúde

Câncer em lata: um dos alimentos mais tóxicos, que quase todo mundo consome; bastante nocivo à saúde

Quase todo mundo já provou desse alimento, pois além de se apresentar de uma forma bem atrativa, não há como negar que ele é bastante saboroso. Porém o que pouca gente sabe, é que este alimento é muito prejudicial à saúde, podendo até mesmo causar câncer.

Estamos falando das batatinhas tipo chips, consumida e adorada por milhões de pessoas em todo o mundo. Vendida em diversas embalagens, de diversos tamanhos, as batatinhas são consumidas por um público cada vez maior, especialmente por jovens e crianças.

Nutricionistas e médicos do mundo inteiro sempre alertam para os riscos de consumir alimentos industrializados, principalmente porque alguns passam por alguns processos com ingredientes bastante nocivos à saúde.

Os ingredientes presentes no processo da batatinha são alguns que você conhece bem: arroz, trigo, flocos de milho e flocos de batata. Eles são misturados e batidos até formar uma massa homogênea, para depois ganhar formas em moldes e ter a aparência que todos conhecem.

Depois de moldadas, as formas são preenchidas e levadas ao forno em alta temperatura. Um outro equipamento sopra o alimento para a remoção de gordura excessiva, quando finalmente são adicionados os corantes e saborizantes.

Este processamento torna o alimento bastante tóxico, pois o amido presente em todo o processo, é submetido a uma temperatura superior a 120 graus Celsius, formando uma substância conhecida como acrilamida.

Bastante prejudicial à saúde, a acrilamida pode causar diversos problemas, inclusive o câncer. Entre as doenças, além do câncer, podemos destacar:

  • Alterações significativas no sistema nervoso
  • Infertilidade masculina
  • Algumas doenças congênitas

A exposição a altas temperaturas no forno é inevitável para o produto, pois lhe confere sabor e o aspecto crocante.