CuriosidadesSaúde

Doenças que você pode desenvolver por falta de sexo; Principais causas

Cuidar da saúde diariamente é essencial, devemos tomar vários cuidados para ter uma vida longa e para isso temos que estar sempre atentos aos sinais que nosso corpo emite quando algo não vai bem.

Saiba mais: Mulher cria vício estranho, diz que precisa desse ‘petisco’ toda hora; internautas não acreditam no que ela come

Muito se fala em doenças venéreas, ou seja, as doenças de Vênus, a antiga deusa do amor e do sexo, também conhecida como Afrodite pelos romanos e como Astarte pelos fenícios e hebreus. Nesse caso, as doenças são decorrentes da atividade sexual (AIDS, sífilis, gonorreia, clamídia, herpes genital e outras).

No entanto, geralmente não se fala muito sobre as doenças que a falta de sexo pode causar. Saiba que eles existem. Pensando nisso, vamos falar um pouco sobre as causas maléficas que o corpo adquiri se faltar o prazer sexual. Leia e confira 4 dessas doenças:

1 – Disfunção erétil

08 gustavo battistetti especialidade sistema reprodutor disfuncao eretil interna
Imagem/Reprodução: Dr. Gustavo Battistetti

Considerada o horror dos homens, a disfunção erétil consiste na dificuldade (ou mesmo na impossibilidade) de ter e/ou manter uma ereção suficiente para uma relação sexual satisfatória.

Para manter nossos órgãos e membros ativos, é importante mantê-los estimulados, sempre ativos. Uma pessoa que não usa muito o cérebro tem maior probabilidade de desenvolver distúrbios de memória, por exemplo. Da mesma forma, uma pessoa paralisada tende a ter pernas atrofiadas devido à falta de uso dos membros inferiores.

Sem atividade sexual, o pênis ainda tende a ficar inativo. Seus músculos não são trabalhados adequadamente. Assim, o homem pode, com o tempo, ter um órgão atrofiado ou problemas de ereção. Pode até configurar impotência sexual, dependendo do caso (já que cada organismo tem características próprias).

2 – Câncer de próstata

9k=
Imagem/Reprodução: Dr. Luiz Takano

Outra doença grave que pode ser causada pela falta de sexo na vida de um homem (e não menos importante que a disfunção erétil) é o câncer de próstata. O câncer de próstata ainda é um grande vilão quando se trata de ceifar vítimas masculinas em todo o mundo. E todo homem teme essa doença, principalmente quando chega aos 40 anos.

Fazer sexo pode evitar esse terrível problema por causa das ejaculações regulares. Ejacular com frequência é uma ótima maneira de prevenir o temido câncer. Embora seja possível ejacular sem fazer sexo, usando a masturbação, naturalmente é muito mais satisfatório e prazeroso para um homem ejacular durante a relação sexual – trata-se de combinar o útil com o agradável.

3 – Problemas cardiovasculares

990d26a0 53d3 0136 76c9 6231c35b6685 minified
Imagem/Reprodução: Folha Vitoria

O sexo é um importante ativador das funções cardíacas e vasculares. Isso não é difícil de entender, considerando que a atividade sexual exige um esforço que afeta especialmente o coração. Um dos possíveis efeitos da libido alta é exatamente o aumento do número de palpitações cardíacas. Além disso, uma boa ereção é caracterizada por boa fluidez e concentração de sangue no pênis.

O prazer proporcionado pelo sexo ajuda a oxigenar melhor o sangue, melhorando muito a vascularização e o humor, além de ajudar a combater problemas de memória.

A falta de sexo equivale a um período em que os impulsos hormonais (testosterona) e aeróbicos (associados à boa respiração) estão comprometidos. Mesmo considerando que certas atividades físicas, caminhadas e uso de esteira podem compensar, o sexo ainda é uma atividade recomendada para melhorar a saúde cardiovascular.

4 – Depressão

images?q=tbn:ANd9GcSaReEhTZHga1rPraE1QHBKnvOAEl3HY2uq9w&usqp=CAU
Imagem/Reprodução: Exame

A atividade sexual é uma necessidade para homens e mulheres. Faz parte de uma vida normal e saudável. Isso considerando não apenas aspectos fisiológicos, mas também mentais e emocionais.

Um homem que faz sexo regularmente é certamente mais feliz consigo mesmo e com a vida. A prática do sexo pelos homens está associada ao vigor, energia, força. O sexo é tão importante para os homens que, segundo a religião islâmica, no Paraíso cada homem terá 100 virgens à sua disposição (chamadas huris). E o Paraíso está associado a um lugar cheio de felicidade e regozijo.

Por ser um fator importante na vida humana, o homem que sofre com a falta de sexo também está propenso a desenvolver a depressão, o chamado “Mal do Século”, que se caracteriza por baixa autoestima, desânimo, falta de vontade de viver (alguns suicidas depressivos), mau humor, irritação, apatia pela vida e outras coisas.