Saúde

Está tossindo? Com estas receitas você ficará saudável de maneira natural e eficaz

A tosse é uma das principais razões pelas quais vamos ao médico e à farmácia, onde prateleiras de medicamentos de venda livre surpreendem até os consumidores mais exigentes. Segundo pesquisa, os americanos gastam cerca de US$ 8 bilhões por ano em produtos de venda livre para tosse e resfriado.

Ainda assim, há pouca evidência do valor desses medicamentos no tratamento da maioria das tosses, tanto úmidas quanto secas. Muito provavelmente, qualquer benefício que você obtenha deles se deve principalmente ao efeito placebo, o qual não tratam a tosse e nem diminuem sua duração.

covid tosse scaled
Imagem: Reprodução

Saiba que um ótimo remédio caseiro para a tosse alivia os sintomas, a coceira, o catarro e melhora o seu bem-estar. Para complementar esses remédios caseiros, você também pode tomar um copo de água em temperatura ambiente com 1 colher de sopa de mel, pois ajuda a hidratar as cordas vocais, acalmar toda a área da garganta e reduzir as crises de tosse.

Tosse seca

remedio caseiro para tosse 16065
Para a tosse seca – Imagem: Reprodução

Para tratar a tosse seca, o chá de gengibre com limão é o mais recomendado. Ele possui propriedades anti-inflamatórias que ajudam a reduzir a irritação da garganta e dos pulmões, além de descongestionar as vias aéreas. O chá também pode ser utilizado com crianças, pois não apresenta efeitos colaterais.

Ingredientes​

5 g de raiz de gengibre;
Suco de 2 limões;
1 colher (de chá) de mel;
½ litro de água

Modo de preparo

Ferva o gengibre e a água em fogo brando até que a mistura fique reduzida à metade do volume inicial e depois desligue o fogo. Coe e junte o suco dos limões. Ao final, adoce com 1 colher de chá de mel. O mel não deve ser usado com bebês com menos de 2 anos. Deve-se tomar 1 colher de sopa deste chá a cada 4 horas, enquanto a tosse persistir.

Tosse com catarro

remedio caseiro para tosse 16064 l
Tosse com catarro – Imagem: Reprodução

Uma opção de remédio caseiro para tosse catarro é o suco de guaco de cenoura que possui propriedades broncodilatadoras e expectorantes, ajudando a eliminar o excesso de catarro e permitindo que você respire melhor. Ao adicionar hortelã no suco, você terá um anti-inflamatório, que reduz os ataques de tosse, especialmente no caso de gripe, bronquite ou asma.

Ingredientes

5 folhas de guaco;
1 cenoura;
2 ramos de hortelã;
1 colher de chá de mel.
Modo de preparo

Para obter o suco, basta bater as folhas de guaco, as cenouras e os raminhos de hortelã no liquidificador. Em seguida, coe e adoce com 1 colher de chá de mel e beba 20 ml de suco várias vezes ao dia.

Outra ótima opção de remédio caseiro para tossir catarro é o chá de tomilho, pois tem um efeito expectorante, ajudando a liberar catarro e aumentar seu sistema imunológico.