SaúdeCuriosidades

Histerectomia: Ações para o antes e depois da retirada do útero

A cirurgia é muito delicada, principalmente devido a doenças como o câncer do colo do útero. A histerectomia é uma operação complexa com enorme impacto na vida dar mulher. A reposição hormonal após a cirurgia é necessária e nesse ponto, os médicos geralmente recomendam o tratamento com adesivos, pílulas, implantes ou sprays, mas nem todas estão dispostas a se submeter à terapia de reposição hormonal.

O conselho da maioria dos médicos é fazer mudanças na dieta, além da atividade física e um estilo de vida mais saudável para reduzir os sintomas drásticos hormonais que ocorrem nas mulheres. Os alimentos ajudam diretamente nos sintomas da menopausa

Alimentação

Alimentos como o gengibre (Ginger officinalis) podem ajudar a melhorar a sensação de ondas de calor e suores noturnos, e muitos alimentos são incluídos na dieta enquanto outros são contraindicados porque podem causar os sintomas desagradáveis ​​que se seguem.

Obviamente, sabe-se que a alimentação por si só não é suficiente para resolver todos os problemas envolvidos nessa cirurgia, mas pode beneficiar muitas pessoas e muitas pessoas a utilizam como recurso para recuperação após a cirurgia ou quando o corpo precisa de uma elevação na mente para ficar saudável.

Mudanças no estilo de vida

Mesmo antes da cirurgia, a mulher é fortemente aconselhada a adotar um padrão de vida mais saudável, e até mesmo permitir que ela se adapte gradativamente a todas as mudanças na alimentação e no cotidiano sem ter que se adaptar repentinamente.

Reduzir o consumo de doces, álcool e frituras são hábitos que ajudam você a ficar mais saudável no dia da cirurgia, a se recuperar mais rapidamente durante o processo de cicatrização e a se manter emocionalmente estável após a cirurgia, o que pode ser muito difícil para algumas mulheres.

Hora de realizar planos

Após a cirurgia, você precisa descansar bem. Se tiver um tempinho para aproveitar sua cirurgia antes da data da cirurgia, o ideal é que uma mulher possa cumprir algumas de suas prioridades, como obter casar, ter um bebê, viajar, realizar fantasias ou qualquer outra coisa que seja muito importante e enriquecedora em sua vida. Viagens longas e aventuras esportivas demoram um pouco para acontecer novamente.

Estabilização emocional antes e depois da cirurgia

Para a preparação emocional antes da cirurgia, vale meditar, orar, ler, ouvir músicas relaxantes e animadoras, conversar com pessoas interessantes e até assistir a vídeos que mantenham o cérebro livre da ansiedade. Após a cirurgia, é importante ter paciência e entender que a recuperação e o retorno à vida diária são graduais e individuais. Um retorno ao esporte é possível, mas os humores podem variar.

Ajuda psicológica

Nesse sentido, lembre-se de que nenhuma emoção ou sentimento pode causar uma deficiência e, em caso afirmativo, vale a pena procurar um psicólogo para ver se a terapia é recomendada para superar o momento.

Saúde física, emocional e estética

Após um longo período de recuperação e mudanças hormonais significativas no corpo, as mulheres querem procurar maneiras de melhorar sua aparência, mas, neste caso, apenas ir à academia e ficar em forma não é suficiente. Exercite-se diariamente, tome suplementos, glutamina e outros produtos que podem ser consumidos em cápsulas ou shakes, exposição à luz solar e o mais importante , distância de estresse pode causar envelhecimento físico e mental e reduzir muito a imunidade, o que pode levar aos efeitos da menopausa e dificultar todo o processo.

Compreensão da família

Por fim, é preciso dizer que a família da mulher submetida à histerectomia precisa estar atenta a tudo o que tal procedimento envolve e estar preparada para dar suporte e apoio nas atividades familiares e no dia a dia do trabalho. Assim como no reino emocional.

Quem ajuda as mulheres a superar esse processo também amadurece e cresce como pessoa. Esta é uma fase em que o núcleo familiar pode ser muito sólido e, no entanto, ainda pode levar a algumas experiências muito esclarecedoras para todos.