Curiosidades

Homem se depara com bola de pelo escuro no chão e fica chocado ao descobrir o que é

Nos deparamos com notícias incomuns, tristes ou emocionantes o tempo todo nas mídias sociais. Por exemplo, hoje vamos contar uma coisa que aconteceu com um zelador enquanto ele estava trabalhando.

Após ser divulgado nas redes sociais, o tema reviveu entre os internautas, principalmente aqueles com animais de estimação. Tudo aconteceu quando o homem entrou na cozinha e tropeçou em algo estranho no chão, era uma bola cheia de pelos e escura como mostra a foto abaixo:

postiimg 6112f35f6c43d2156
Imagem: Reprodução

Um funcionário da Universidade de Sheffield na Inglaterra se assustou ao ver uma bola escura e peluda no canto da cozinha, o mais interessante é que a bola estava viva. Mesmo com medo ele se aproximou e percebeu que era um animal, e ao observar melhor e mais de perto, viu que era um ouriço.

O animal foi enfraquecido, maltratado, irreconhecível após alguém cortou seus espinhos em um ato de covardia e crueldade. O pequeno indefeso certamente foi abandonado por seu dono, por alguém que o criou e simplesmente abandonou porque era velho.

Geralmente acontece com todo tipo de bichinho, o que é doloroso, como com aquele zelador que não resistiu e levou o animal para casa para cuidar dele após tantos ferimentos.

É permitido cuidar de um ouriço em casa?

O ouriço é um pequeno mamífero coberto de espinhos que pertence a família Erinaceinae. E caso sua dúvida for “é possível adotar um ouriço como animal doméstico?”, é preciso primeiro conhecer o comportamento desses animais e outros aspectos fundamentais antes de adotar um ou não.

O comércio de ouriços é ilegal e sua criação é proibida pelo IBAMA, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis. Comercializar, criar, reproduzir ou transferir esses animais é considerado crime.

O ouriço não é um animal doméstico, portanto, sua convivência com humanos é incompatível com o comportamento da espécie, como cavar e procurar insetos para sua alimentação.

Ter o ouriço como animal de estimação favorece o aparecimento de problemas comportamentais, facilitando o surgimento de patologias. Além disso, ele é um animal noturno, que não possui um comportamento ativo durante o dia. Apesar de se acostumarem com a presença de pessoas, a maioria dos ouriços não é sociável, sentindo medo dos humanos.