TV & Famosos

Hospital fala novas complicações do quadro de Joelma

Após a coluna de Léo Dias anunciar que a cantora Joelma se encontrava internada no Hospital São Luiz Itaim, em São Paulo, uma nota hospitalar foi divulgada nesta quinta-feira, (9). Atualizando as fotos clínicas da cantora, foi revelado que ela sofre de gastrite, esofagite e de edema que pode ter sido adquirido após quatro infecções por coronavírus.

“São Paulo, 09 de junho de 2022 – O Hospital São Luiz Itaim informa que a paciente Joelma da Silva Mendes deu entrada na unidade no último dia 06 para realização de check-up após quatro episódios de Covid-19. Durante os exames, a cantora foi diagnosticada com um quadro de esofagite, gastrite e um edema, complicações possivelmente decorrentes da infecção pelo coronavírus. Durante a internação, houve melhora significativa do quadro de edema. A paciente se recupera bem, com previsão de alta no fim de semana. Por orientação médica, ela deverá permanecer em repouso em casa por 7 dias com alimentação adequada e os cuidados necessários”.

Especialistas explicam as causas do inchaço facial

Em entrevista com Wanderley Cerqueira de Lima, neurocirurgião do Hospital Albert Einstein, em Israel, ficou detalhado que edema generalizado é como o fluido se acumula no rosto ou no corpo das pessoas.

design sem nome 25 1
Joelma aparece inchada em seu show no Pará – Reprodução: Jovem Pan

“Para todo paciente que tem ou teve Covid, existem vários tratamentos, entre eles o anticoagulante e, eventualmente, o uso de corticoide. O corticoide é um anti-inflamatório potente, de ação sistêmica, que tem um efeito muito bom, mas também efeitos colaterais: ele pode desencadear diabetes, pode levar a uma retenção de sódio no organismo e, consequentemente, a acumular água em todo o organismo, ter inchaço nas pernas, dificuldade para respirar, porque a água acumula devido à retenção pelo rim”, disse ele.

“Se o inchaço pega todo o corpo, nós damos o nome de anasarca. Nem sempre é um edema ou inchaço localizado, pode ter inchaço só nas pernas, mas é difícil ter inchaço só na face. Acontece na face quando ocorre em todo corpo, o que nós chamamos de fácies de lua cheia ou fácies cuncircóide, que é consequência dos efeitos colaterais do corticoide, entre eles o decadron”, ressalva ele.

Joelma deixou os fãs preocupados

O show da cantora Joelma no município de Parauapebas localizado no sudeste do estado do Pará, no sábado (28), preocupou os fãs. Durante a performance, o rosto da artista parecia estar bastante inchado. De acordo com a assessoria de Joelma, ‘o Efeito sanfona’ é uma sequela da Covid-19.

Embora agora saudável e livre de vírus, ela foi diagnosticada com a doença por 3 vezes e relata que vem enfrentando essa sequela incomum há vários meses.

“Os inchaços são sequelas da Covid-19 e ela está em tratamento”, informou a assessoria da cantora.

Nas redes sociais, internautas questionaram e se preocuparam com a aparência de Joelma. “Gente, o que houve com o rosto dela?”, perguntou uma internauta preocupada. Já outros, mesmo não sabendo o que poderia ser, mandaram mensagens positivas: “Melhoras para ela”, escreveu uma.