NotíciasSaúde

Menina de 6 anos é envenenada por planta do jardim e mãe faz alerta: ‘Estava se espalhando rapidamente’

Uma menina de 6 anos foi envenenada após entrar em contato com uma planta em Iowa, nos EUA. A mãe da menina usou as redes sociais para fazer um alerta.

Chavana Neuweg foi ao Facebook para pedir às pessoas que leiam seu post para evitar que outras crianças passem pelo mesmo.

“Este é provavelmente o post mais importante que vou fazer aqui. Mas eu não poderia perder mais um minuto sem contar a outras famílias sobre isso para que elas também possam ser informadas. Especialmente porque isso poderia salvar a vida das suas filhas se você está apenas um pouco informado”, ela começou.

“Ontem, minha filha de 6 anos começou a ter uma erupção no rosto. Ela sempre teve alergia a insetos/abelhas/plantas, mas isso estava se espalhando rapidamente”, disse ela.

Ela disse que até fez compressas de água fria, mas as bolhas continuaram a se espalhar pelo rosto da menina. Em seguida, a criança começou a ter dificuldade para respirar e apresentou sinais de apatia. Chavana então decidiu levá-la ao médico.

Segundo a mãe, a reação alérgica foi causada pela planta venenosa de cicuta, que crescia no jardim e no terreno das casas vizinhas.

Ao pesquisar no Google, ela descobriu que a flor da planta é venenosa e pode matar. “Nossa filha cheirou o topo desta ‘flor’, ingerindo-a e causando uma das piores reações de veneno que eu já vi”, escreveu ela.

Sobre a cicuta venenosa

A cicuta venenosa é considerada uma das plantas mais mortais da América. Assemelha-se a uma erva daninha inofensiva, mas pode crescer até mais de 3 metros de altura.

Todas as partes da planta contêm alcaloides tóxicos que podem ser fatais mesmo em pequenas quantidades. Eles podem afetar o sistema nervoso e causar paralisia de nervos e músculos, vômitos, náuseas, dores musculares, convulsões, perda da fala, batimentos cardíacos acelerados e, eventualmente, morte por insuficiência respiratória.