Notícias

Não sabe fazer baliza? Nova tecnologia facilita manobras em qualquer lugar

A maioridade é um momento de muitas alegrias, uma delas é a possibilidade de obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). No entanto, quando termina a prova teórica e começam as aulas práticas, o terror dos alunos tem um nome bem específico: baliza.

Não existe piloto iniciante que não sinta medo na hora de fazer uma baliza. O pensamento sempre tende à insegurança e frases como “vai dar certo?”, “está muito apertado”, “não vou conseguir” ressoam na mente de qualquer um.

Empresa desenvolve tecnologia para facilitar baliza

Pensando nisso, a empresa alemã ZF Friedrichshafen AG começou a desenvolver uma tecnologia que vai facilitar muito na hora de fazer uma baliza. O mecanismo possui um eixo dianteiro no carro, que permite que as rodas dianteiras girem em até 80°.

Dessa forma, o carro ficaria praticamente de lado em um espaço estreito e não seria necessário fazer muitas manobras até que o veículo estivesse completamente alinhado. Vale a pena notar que as rodas atuais giram apenas até 35°, em média.

A tecnologia será implementada nos automóveis?

Antes de entender o futuro dessa nova tecnologia que facilita as baliza, vale ressaltar que é muito mais barato do que instalar um assistente automático para fazer o processo.

No entanto, para poder colocar o sistema EasyTurn em um veículo, será necessário fazer algumas adaptações. Além disso, o espaço tem que ser maior, ou seja, não cabe em nenhum carro.

Os membros da empresa alemã continuam testando o novo sistema, mas ainda não há data de lançamento. Nenhuma montadora está pronta para adotar o mecanismo por enquanto. A ideia é ficar em testes para ver se a funcionalidade se torna viável e se, de fato, é uma demanda do consumidor.

Verdade seja dita, seria muito mais fácil tirar a carteira de motorista com a ajuda de um sistema como esse instalado no volante.