TV & Famosos

Neguinho da Beija-Flor é alvo de racismo feito por jornalista

Um trecho do programa ‘Morning Show’, transmitido pela Jovem Pan, na última terça-feira, 28, viralizou na internet e chamou a atenção do público. Em determinado momento do programa, a comentarista Zoe Martinez fez um comentário racista sobre o sambista Neguinho da Beija-Flor, que gerou muita polêmica nas redes sociais.

Ela defendeu Nelson Piquet

Zoe estava com outros três comentaristas, quando falou sobre uma situação que aconteceu com Nelson Piquet, que havia chamado o piloto Lewis Hamilton de ‘neguinho’, sendo acusado de racismo. Segundo a jornalista, se o comentário de Piquet fosse racismo, o nome do sambista Neguinho da Beija-flor faria parte do racismo estrutural.

Ela continuou seu comentário e causou ainda mais indignação no público. “Então o Neguinho da Beija-Flor também é racista. Ele é negro de uma forma que, na escuridão, você só vê a gengiva. E ele tem muito orgulho da cor da pele negra“, disse ela em seu comentário. A comparação provocou o riso do jornalista e economista Paulo Figueiredo.

Beija-Flor fala sobre o episódio

Ela continua a discussão, afirmando que seu nome verdadeiro é Luiz Antônio e que é conhecido como Neguinho da Beija-Flor, porque tem orgulho de sua cor. Segundo ela, avaliando o comentário de Piquet, ela questionou se ele era realmente racista, pois não tinha ouvido algo criminoso no que ele havia dito.

A jornalista completou sua fala no programa, dizendo que atualmente as pessoas estão vendo racismo em tudo e banalizando uma causa que é séria. “Quantos neguinhos gostam de ser chamados de neguinhos de forma carinhosa, qual o problema disso?“, falou ela em outro trecho.

Em nota, a escola de samba Beija-Flor repudiou as falas da comentarista. “Neguinho não escapa do racismo. Nem aos 73. Nem no dia do próprio aniversário”, revelou a nota, que completou dizendo que a escola repudia todo tipo de comentário racista contra o artista.

Filho de Neguinho da Beija-Flor repudia fala

Após comentário racista feito pela apresentadora Zoe Martínez, o filho do músico, Luiz Antonio Feliciano criticou o caso nas redes sociais.

Luiz Júnior fez um tweet criticando a postura de Zoe. “Usar meu Pai, Neguinho da Beia-Flor, como exemplo para tentar amenizar o que o Nelson Piquet falou sobre Hamilton só fez piorar a situação”, escreveu.