TV & Famosos

Polícia adentra fazenda de Marcos Palmeira e infeliz notícia vem à tona

Ator da novela ‘Pantanal’ está sendo investigado na justiça criminal por administrar laticínio sem licença e coletar água de nascente para sua fazenda. A operação começou em 2 de abril, a tipificação é por “Causar poluição de qualquer natureza”.  O boletim de ocorrência foi aberto dia 29 de janeiro e trata de “Sanções Penais e Administrativas ao Meio Ambiente”. 

Desde 1997, o ator é dono de uma fazenda na Estrada Teresópolis-Friburgo, perto de Sebastiana, na serra do Rio de Janeiro. O local, conhecido como Vale das Palmeiras, foi alvo de inspeções da polícia por suspeita de crimes ambientais. Dois policiais entraram na fazenda durante a fiscalização e acabaram levando o gerente de produção de laticínios à delegacia. Marcos Palmeira também teve de prestar depoimento à polícia.

O laudo pericial

O perito foi ouvido por um dos funcionários da fazenda, Fernando Viana. Especialistas também descobriram que existem dois lagos naturais a cerca de 600 metros de distância da leiteria. Além disso, de acordo com o documento, a água captada nesses lagos é direcionada para um reservatório, de onde flui para as fábricas, residências e residências dos funcionários da fazenda.

O criminoso relatou ainda que funcionários da fazenda lhe contaram que toda a água utilizada pela fábrica era de superfície, captada nos dois lagos. De acordo com as conclusões do relatório,

Testemunho do ator Marcos Palmeira

Segundo entrevista a coluna de Lo-Bianco, Marcos disse à polícia que adquiriu fazendas com pequena produção artesanal de laticínios e disse às autoridades que aumentou a produção ao longo do tempo, para a qual passou a cumprir uma série de exigências. O artista também relatou que abriu uma empresa chamada Vale das Palmeiras Laticínios e aderiu a um programa do governo estadual chamado Prosperar.

Marcos Palmeira explicou ainda que as licenças ambientais não estão no escopo das exigências do programa e que as fiscalizações de todas as atividades leiteiras são sempre realizadas pela Vigilância Sanitária. Ele ressaltou em seu depoimento que detinha todas as licenças necessárias para licenças comerciais e monitoramento de saúde em todos os momentos.

Marcos Palmeira na linha de producao de queijos
Reprodução: UOL

Participação da versão original de Pantanal

Se hoje Marcos Palmeira é José Leôncio do Pantanal, então um dia foi Tadeu, o papel do filho de camponês um tanto rebelde – atualmente interpretando José Loreto. Em 1990, o elenco original do programa da TV Manchete, junto com Huck, contou ao Domingão como era o clima na época da gravação.

“Ficou sete anos na gaveta da Globo. Quando soube da história, fiquei louco. Fui lá e pedi para fazer. Nós (elenco e produção) ficamos todos concentrados aqui (na fazenda). Não tinha equipamento de luz. Passei cinco meses direto. A novela estreou sem a gente saber que era um sucesso.”

“Descobrimos quando descemos no aeroporto de Campo Grande. O grupo Dominó também estava descendo, e o público que estava o esperando saiu correndo atrás de Jove e Juma (respectivamente, Marcos Winter e Christiana Oliveira)”, relembrou o ator.