Curiosidades

Unha sai na ponta do dedo e deixa todos de boca aberta

Mesmo uma pequena lesão no dedo pode causar alterações na unha. A unha pode desenvolver uma pequena mancha de descoloração branca que começa no local da lesão e cresce na unha.

Leia também: 3 truques para cortar calorias e perder peso sem passar fome

Danos graves ao leito ungueal (o tecido mole abaixo da placa ungueal que prende a unha ao dedo), particularmente por uma lesão por esmagamento, geralmente resulta em deformação permanente da unha. Para reduzir o risco de deformação permanente da unha, a lesão deve ser reparada imediatamente, o que requer a remoção da unha.

Hematoma subungueal

O sangue geralmente se acumula sob a unha (hematoma subungueal) logo após uma lesão (geralmente um golpe direto, como um golpe de martelo). O sangue parece uma mancha preta arroxeada sob parte ou toda a unha e causa muita dor latejante. O médico pode lavar o sangue e aliviar a dor fazendo um pequeno orifício na placa ungueal (a parte dura da unha). Normalmente, o médico usa uma agulha ou fio aquecido (eletrocautério) para fazer o furo. Este procedimento é relativamente indolor e leva apenas alguns segundos.

Como o sangue separou a unha de seu leito, a unha geralmente cai após algumas semanas, a menos que o hematoma seja pequeno. Uma nova unha crescerá sob a unha existente e a substituirá quando estiver totalmente crescida.

Um tumor sob a unha pode causar uma mancha preto-arroxeada semelhante. No entanto, essa mancha aparece lentamente e não em poucos minutos após a lesão e não desaparece com a unha à medida que cresce (os tumores permanecem no mesmo local sob a unha). No entanto, quaisquer pequenas contusões devem ser observadas para garantir que elas saiam com a unha à medida que ela cresce.