Curiosidades

Você nem imagina por que razão esse mosquitinho gosta tanto do banheiro

Quem, durante o banho, já parou para observar aquele mosquitinho que parece amar o banheiro? Parece que não, mas ele realmente ama e precisa desse ambiente. Então, qual é a função dessa mosca e por que ela adora nos ver tomar banho?

Preto, cinza ou marrom, corpo coberto por cerdas peludas, com apenas três milímetros de comprimento e pesando alguns miligramas, a famosa mosca do banheiro, que virou meme na internet, não tem nada a ver com isso.

50dc1ace22777160c4eec307014921ae
Imagem: Reprodução/Internet

“Apesar do nome comum remeter às moscas, elas não são consideradas espécies do grupo dos Muscomorpha, pois pertencem ao grupo Psychodomorpha. Na linguagem mais coloquial podemos dizer que são mosquitos”, explica o biólogo especialista em insetos, Marco Gottschalk.

“As espécies mais comuns dentro das residências são cosmopolitas, pois já possuem uma história de associação ecológica com o homem. Em função disso, esses insetos acabaram colonizando diversas regiões do globo”, disse o especialista.

Mas por que esses pequenos mosquitos gostam tanto do banheiro? A resposta é que eles são atraídos pelos odores existentes nestes espaços e aí procuram locais para se alimentar e desovar.

“De uma forma geral, esses insetos são mais comuns em ambientes úmidos. No caso das mosquinhas de banheiro, as larvas são aquáticas e normalmente habitam os ralos, onde há acúmulo de matéria orgânica”, completa.

ciclo mosquitinho
Imagem: Reprodução/Internet

Segundo Marco, eles se tornam comuns e numerosos, pois uma única fêmea fertilizada pode colocar dezenas a centenas de ovos. “Eles eclodem após algum tempo e dão origem às larvas, que se desenvolvem, sofrem metamorfose, e chegam à fase adulta. Todo o ciclo demora aproximadamente duas semanas, podendo variar de acordo com a temperatura do ambiente”.

“Além disso, os banheiros são uma das áreas mais úmidas das casas, o que faz com que se tornem ambientes propícios para a sobrevivência dos adultos. Sucintamente, as moscas do banheiro estão lá em busca de alimento, tanto para elas mesmas, como para as larvas”.

O especialista explica que as moscas de banheiro não representam um grande risco para as pessoas, mas podem transportar microrganismos aderidos ao corpo para locais que queremos limpar, contaminando esses espaços.

“Por sorte, uma limpeza semanal no banheiro é o suficiente para eliminar as larvas e evitar que as populações aumentem”, orienta.

25740229
Imagem: Reprodução/Internet

“As mosquinhas dos banheiros são proximamente relacionadas com um grupo de transmissores de doenças, os mosquitos-palha (flebotomíneos), hematófagos e transmitem a leishmaniose e diversas viroses, entre outras doenças. Em função disto, talvez Lutzomyia seja o gênero mais conhecido da família no Brasil”, explica Marco.