Curiosidades

Você sabe por que motivo os cães cheiram nossas partes íntimas?

Essa ação do seu 'melhor amigo' pode até criar certos constrangimentos, mas, para ele é diferente.

Sempre acontece de os cães quererem farejar as partes íntimas das pessoas que estão no seu território, e isso muitas vezes pode até mesmo criar vários constrangimentos, mas, para os nossos amigos caninos de quatro patas, este é um apenas mais um comportamento normal.

Você sabe por que eles querem cheirar nossas partes íntimas? Essa é uma pergunta que todos farão, porque isso acontece com mais frequência do que podemos acreditar.

Sabemos que os nossos cães têm um grande que é desenvolvido para interagir e também explorar o mundo ao seu redor. Assim como todos os outros mamíferos, eles também têm algumas estruturas chamadas glândulas sudoríparas apócrinas.

Estas glândulas, que nos nossos cachorros estão espalhadas por várias partes do corpo, nas partes íntimas e na também cauda produzem substâncias, que são os chamadas de feromônios, que têm um odor muito particular.

Especificamente, os feromônios simplesmente permitem que os cães tenham algumas informações sobre os outros animais: sexo, idade, mudanças hormonais e até mesmo o humor deles. Em suma, poderíamos chamar essa tática de uma espécie de bilhete de visita que os colocasse em contato uns com os outros o tempo todo.

Sendo assim, da mesma forma que as pessoas costumam dar as mãos e conversam, os cachorros simplesmente se cheiram para se conhecerem melhor. Mas e quando eles simplesmente fazem isso com os humanos? Dá no mesmo! Quando um cachorro resolver cheirar as partes íntimas de uma pessoa em particular é porque ele quer saber algo mais interessante sobre nós.

E ele simplesmente costuma colocar o focinho nas partes íntimas porque as várias glândulas sudoríparas do homem não estão em todo o seu corpo, mas sim nas axilas e também na virilha, então o instinto do cachorro é ir direto para lá. Se o seu cão também faz isso com estranhos é para obter várias informações sobre a pessoa, se ele o faz com os seus donos também é apenas para saber como está o humor do dono naquele momento em específico.

Não é, portanto, nenhum tipo de atitude anômala e vergonhosa, mas apenas consonante com a sua natureza canina. Em particular, os cães tendem também a cheirar as partes íntimas das mulheres quando estão no ciclo menstrual, quando deram à luz recentemente ou estão amamentando, ou quando elas se encontram no período da ovulação ou, em geral, das pessoas que tiveram relações sexuais recentemente. A razão é muito clara: o cheiro dos feromônios é mais forte e mais consistente nesses casos.